terça-feira, 17 de novembro de 2009

Telefônica troca cartões de codificação


Os cartões dos descodificadores de sua Telefonica Tv Digital serão trocados

Começa assim a carta que a Telefônica está a enviar aos seus assinantes, dando conta da eminente troca de cartões de acesso condicional. Tal como em devido tempo anunciamos a plataforma de televisão DTH ( via satélite) brasileira Telefônica , vai proceder a uma alteração de fundo no seu sistema de acesso condicional, migrando para a codificação conhecida por Nagra 3. A mesma versão de codificação que começou por ser implementada com enorme êxito na plataforma portuguesa TV Cabo , posteriormente na espanhola Digital + , na polaca Cyfrowy Polsat e que hoje em dia protege varias plataformas de televisão ao redor do mundo.

Com a implementação desta codificação chega ao fim a pirataria ao sinal da Telefónica, uma das poucas que utiliza ainda a obsoleta versão de codificação denominada Nagra 2. Uma codificação completamente ultrapassada e cujos "segredos de funcionamento " praticamente não constituem qualquer entrave para o aprendiz mais básico de pirata. Pois tudo o que havia a saber sobre a mesma , há muito que foi descoberto.


Fim de um grande negócio

Com o fim da pirataria chega também ao fim um grande negocio , o dos receptores FTA milagrosos , os tais que supostamente lutam contra tudo e todos e cujas "flores" ( gíria utilizada para designar as chaves operativas da codificação das plataformas) nunca iriam acabar.Mas as ditas "flores" vão mesmo murchar , da mesma forma que há muito murcharam em toda a Europa e nos Estados Unidos.

Os supostos mestres ou jardineiros ( os que procediam a arranjos de bines e desencriptavam os dados de codificação do Nagra 2) , vão meter a ferramenta no saco e mudar de arte, pois para já acabam-se as ferramentas e a matéria prima.

Acaba-se assim como há muitos anos acabou na Europa e este ano terminou nos Estados Unidos, um negocio de milhares ou mesmo milhões de dólares desenvolvido por determinadas marcas de receptores ( algumas marcas , não confundir o trigo com o joio ) que aproveitavam o fato de ter sido hackeado o sistema de codificação Nagra 2 para promoverem a venda dos seus receptores.

E assim desenvolverem um enorme negocio à conta da ilusão criada de que os receptores funcionariam para sempre . Mesmo com alterações de codificação deixam a ideia no ar de que "em breve" lançam novas soluções e tudo volta ao mesmo.

Puro engano , esses mesmos receptores na Europa ( onde também antes acreditaram nesses milagres)estão na gaveta há anos.

Migração para Nagra 3 até 25/11

De acordo com a carta da Telefônica , a migração será feita até ao dia 25/11/2009. Ora sabemos e já havíamos dito que estas operações de alteração de codificação dada a complexidade da logística envolvida demora sempre mais do que o planeado , pelo que não acreditamos nem de longe que esse prazo possa vir a ser respeitado. Isso se atendermos a extensão do território brasileiro e a eventuais problemas técnicos que por vezes ocorrem na implementação de uma nova versão de codificação.

Não nos atrevemos a avançar prazos , mas estamos em duvida que tal venha a ser concluído ainda este ano.


Migração por fases

Por outro lado e pelo que conhecemos de migrações , sabemos que estas ocorrem sempre por fases. Em primeiro lugar sobe para Nagra 3 um grupo de canais , normalmente os canais Premium, mais tarde com um certo intervalo segue outro grupo e assim sucessivamente até passarem todos , num processo que poderá levar mais de um mês.

E cá esta a carta enviada pela Telefônica

Fonte: http://digital-satelite.com/


Anuncio