domingo, 27 de maio de 2007

Como apontar uma Antena Parabólica

Primeiramente você deverá saber qual a posição da antena, ou seja, qual o azimute e elevação para o satélite desejado. Se você não sabe o que é azimute e elevação não se preocupe, aqui vai uma breve explicação:

Azimute: é o posicionamento da antena em relação (direita/esquerda). Ex.: um azimute de 10 graus significa que a antena ficará apontada 10 graus à direita do Norte, um azimute de 350 graus significa que a antena ficará 10 graus à esquerda do Norte (360° - 350° = 10º);



Elevação: é a inclinação da antena (em graus) em relação ao solo.




Depois da antena bem fixada, seja no chão, na laje ou outro local, é muito importante que o tubo de fixação não tenha nenhum balanço e que esteja no prumo.

Coloque a antena no tubo de fixação, aperte um pouco os parafusos, sem trava-los, porém não permitindo movimentos da antena sem que você os faça (cuidado para não exagerar na força e empenar a antena).

Agora você fará a conexão dos cabos conforme manual do fabricante da antena e receptor, isolando as conexões externas, com fita de auto fusão e fita isolante, para evitar a oxidação dos componentes. Após isso você já pode ligar tudo, observando antes se a rede elétrica está de acordo com o equipamento.

Nas antenas por assinatura (banda KU), você terá um inclinômetro (marcador da elevação) na própria antena, mas, nas antenas banda C, talvez seja necessário um medidor externo, mesmo que improvisado com um transferidor acoplado a um pêndulo. O que você precisa é saber a inclinação da antena em relação ao solo (use sua criatividade).

Coloque a antena uns 4 ou 5 graus abaixo da elevação especificada e no azimute de referência. Vá levantando a antena de grau em grau e, a cada grau, vire bem devagar para esquerda e para direita olhando para tela do televisor e parando imediatamente na presença de algum sinal. Com o tempo você aprendera a captar o satélite com mais facilidade.

- Nas antenas por assinatura, os receptores digitais normalmente tem um marcador de nível de sinal (utilize-o);

- As antenas para sinais analógicos, normalmente utilizadas no Brasil, não trazem esse marcador, por isso você terá que se orientar pela própria imagem.

Após localizado o satélite, faça o ajuste fino do azimute da elevação e do LNBF e proceda com o travamento da antena.

Pode ser necessário (especialmente nas antenas banda C) um ajuste de polarização, mas praticamente todos os receptores do mercado permite esse ajuste sem que seja necessário mexer na antena.

Apêndice:

- Antena banda C: antenas grandes, normalmente de tela;

- Antenas banda KU: antenas menores (as vezes de até 60cm) e sempre fechadas;

- Polarização: é o ângulo de descida da onda eletromagnética (sinal) vinda do satélite, mas se você achou muito complicado, na prática polarização é inclinação do alimentador (ponta da antena), nas antenas banda C geralmente é utilizado um motorzinho para virar essa polarização.

- LNB: é a peça que vai na "ponta da antena", onde se conecta o cabo que vai para o receptor, serve para converter e amplificar o sinal vindo do satélite, de forma que ele possa, através do cabo, ser mandado ao receptor.

- LNBF: tem a mesma função do LNB, porém não necessita de motor para virar a polarização - é o sistema utilizado nas TVs por assinatura banda KU

9 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMO.OTIMO

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela postagem, irá me ajudar muito.

Forte abraço

Unknown disse...

Muito bom, adorei poder ler sobre o assunto escrito em Português.

Há alguma chance de expandir o artigo para incluir sistemas VSAT ?

Anônimo disse...

GOSTEI DA MATERIA ABORDADA
FERNANDO

Anônimo disse...

Cara vlw mesmo estou ajudando meu cunhado e acho q vou economizar uns 40 reias com esta infomação, acho que vou levar uma televisão pequna pra cima da laje! aivai ficar facil!

Anônimo disse...

Excelente o teu trabalho. É o melhor programa para apontamento de antena que eu já vi. Só uma pergunta: os dois valores de azimute que aparecem são relativos ao Norte vedadeiro e magnético?
Obrigado!

Lucas disse...

Fera, preciso uma ajudinha. Me mudei a córdoba, na argentina para fazer um mestrado e não estou conseguindo instalar a SKY aqui. Será que vc pode me ajudar com as referências do satélite. Minh antena é uma antena normal Sky que se vende no sul, acho que é de 60x45cm. e meu receptor é um sky+. Agradeço.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...

diversify subscription lecturer pressure strapped torture holes isworld bihar rugaja undgo
semelokertes marchimundui

Anuncio