domingo, 27 de maio de 2007

Dúvidas mais frequentes

Respostas as dúvidas mais frequentes, além de muitas dicas para a boa instalação e utilização de sistemas de recepção de satélites.


QUAIS OS DIÂMETROS E QUANTAS ANTENAS DEVO UTILIZAR ?

Cabe ao usuário ou operador adotar critérios mínimos para avaliar a correta quantidade de antenas e acessórios. O primeiro passo, baseia-se num "Line-up" dos sinais de satélites que se deseja receber. Munido desta informação, será possível saber quais os satélites, bandas e polarizações que serão recebidos. Por conseqüência, se obterá os respectivos diâmetros de antenas e acessórios que serão necessários para a boa recepção dos sinais, capaz de manter uma boa relação de C/N (Carrier/Noise) ao sistema.


ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS SATÉLITES?
Em geral, os sinais são originários de satélites geoestacionários. Estes satélites estão em órbita na linha do Equador, cada um em sua posição orbital, um ao lado do outro, há aproximadamente 36.000 Km de altura. Como estamos no hemisfério Sul, e a maior parte do Brasil está abaixo da linha do Equador, a nossa linha de visada será voltada para o norte.


O QUE É NORTE GEOGRÁFICO E NORTE MAGNÉTICO?

Quando referimo-nos ao NORTE, é importante identificar se é o NORTE MAGNÉTICO, que é o norte lido na bússola, ou o NORTE GEOGRÁFICO, que é o NORTE REAL. Por exemplo: Para a latitude e longitude de São Paulo, respectivamente 23° 39’ S – 46° 40’ W, o declínio magnético para o ano de 2002 é de 19° 30’ . Obs.: O declínio magnético varia de acordo com o tempo.

A partir do referencial NORTE de uma bússola, a linha de visada deverá estar totalmente livre de interferências físicas do cinturão entre o perímetro Leste - Oeste.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE INTERFERÊNCIAS QUE PREJUDICAM A RECEPÇÃO DE SINAIS SATELITAIS?

Além de não poder existir interferências físicas, tais como: árvores, prédios, torres, cabos de alta tensão, que são facilmente observados, também não poderão existir interferências de origem radioelétrica, tais como: links de microondas, radio-digital, links de Tv, dentre outros. Para esta análise, será necessária a contratação de um profissional capacitado a executar o levantamento de interferências radioelétricas, munido de instrumentos que possam varrer o espectro de freqüência nas faixas de recepção dos sinais satelitais desejados.

Dentre os satélites que serão recepcionados, o operador deverá se informar sobre a “BANDA DE OPERAÇÃO”, que poderá ser “C” ou “Ku” e futuramente a "Ka".

DEVE-SE ATERRAR A ANTENA?


Todas as antenas deverão estar aterradas, garantindo uma resistência ôhmica máxima de 4 ohms em relação ao terra, de acordo com as normas da ABNT existentes.

2 comentários:

Unknown disse...

boa tarde comprei multimetro mas não sei como usar pois tem algumas siglas
como DCV,ACV,DCA como devo proceder se porsivel gostaria que respondece
obrigado

Allan Marcos disse...

Boa tarde Nelson, obrigado por visitar meu blogger.
A sigla DCV é a escala que vc usará para medir a tensão contínua (bateria, pilhas, saida do eliminador, etc....)
A sigla ACV é a escala para medir tensão alternada (tomadas, instalações da casa, etc...)
A sigla DCA é usada para medir correte elétrica que esta passan do por um condutor, tem multimetros que vem com um alicate amperimetro conjugado, que é mais ´ratico uma vez que só é preciso colocar os fios ou cabos dentro da sua area magnética, já os multimetros comuns muitas vezes será preciso interromper o circuito para fazer a medição em série com a carga.

Anuncio