domingo, 27 de maio de 2007

Funcionamento do Lnb


Como funciona? O que é temperatura de ruído?


O LNB é um dos componentes vitais num sistema de recepção via satélite. A abreviação LNB significa “loise noise block”, ou seja, ele é um bloco conversor e amplificador de baixo ruído. Como o próprio nome já diz, o LNB tem duas funções básicas: amplificar os sinais recebidos do satélite e convertê-los para uma frequência mais baixa.

Quanto ao funcionamento, podemos dizer que o LNB é a primeira interface ativa com o sinal proveniente do satélite. Ou seja, o feixe de microondas após ser concentrado no alimentador pelo refletor parabólico é amplificado pelo LNB e convertido para uma faixa de frequência mais baixa. Desta forma, é possível transmitir o sinal até o receptor por meio de cabos coaxiais.

O LNB recebe os sinais transmitidos pelo satélite na faixa entre 3,7 e 4,2GHz, para banda C, e faz a conversão para uma frequência entre 950 e 1450MHz.

Já a qualidade do LNB é determinada pelo ganho e temperatura de ruído.

Ganho - O LNB deve ter um ganho típico de 65 dB, que é suficiente para amplificar a potência do sinal recebido cerca de 3.160 mil vezes.

Temperatura de Ruído - Há a teoria que todo movimento elétrico gera ruído. Assim o LNB, por ser um componente ativo no sistema, gera uma certa quantidade de ruído em função do seu circuito eletrônico em funcionamento. Como o LNB recebe sinais em altas frequências e em níveis muito baixos, necessitamos então do nível mais baixo possível de ruído, pois este é somado ao sinal do satélite.

Estes ruídos são causados pelas movimentações das moléculas que produzem as correntes elétricas e consequentemente as ondas eletromagnéticas. Algumas destas se encontram na mesma faixa de frequência de microondas usadas nas transmissões via satélite. A unidade empregada para medir esse ruído é graus Kelvin. Isto porque a zero graus Kelvin, conhecido como zero absoluto (-273,18ºC ou -459,72ºF), não existe movimento molecular. Consequentemente, não existe ruído.

A potência do ruído está diretamente relacionada com a largura de faixa do sinal e também com a temperatura interna dos componentes eletrônicos e do ambiente. Na medida em que a largura de faixa aumenta, maior quantidade de ruído pode ser detectada e adicionada a qualquer sinal. Desta forma, ao se diminuir a largura de faixa dos sinais no amplificador, diminui-se a quantidade de ruído que pode ser detectado. Assim podemos concluir que quanto menor for a temperatura de ruído do LNB melhor será o seu desempenho. Este valor da temperatura de ruído deverá estar sempre impresso na etiqueta ou no próprio corpo do LNB.

Outro ponto importante é a sonda (probe) existente na entrada do LNB. Ela faz a transferência do sinal do alimentador para a primeira parte ativa do LNB, trata-se do circuito do primeiro amplificador. Portanto, esta sonda não deve ser tocada com as mãos ou ferramentas, pois pode deteriorar o LNB imediatamente ou alterar as características dos componentes do circuito do primeiro amplificador, danificando-os depois de algum tempo.

Isto porque a sonda está ligada diretamente ao FET (semicondutor responsável pelo primeiro estágio de amplificação do sinal) sendo este componente altamente sensível a descargas estáticas.

O LNB é, portanto, um componente desenvolvido dentro da mais alta tecnologia, e com certeza um dos principais responsáveis pelo desempenho de um sistema de recepção via satélite. Entretanto, o mercado tem oferecido LNBs de procedência e qualidade duvidosa. Em alguns casos, a temperatura de ruído apresentada no LNB não condiz com a realidade. Assim, quando for adquirir um LNB procure saber sua procedência e principalmente se o fabricante lhe oferece garantias do produto

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Allan,

Muito bom seu blog sobre tecnologia. Essa explicação sobre LNB foi show de bola.
Só um comentário, você escreveu “loise noise block” e o correto seria "low noise" de baixo ruído.

Aração!

Muito bom seu blog sobre tecnologia. Essa explicação sobre LNB foi show de bola.
Só um comentário, você escreveu “loise noise block” e o correto seria "low noise" de baixo ruído.

Aração!

Marcelo

Sabrio disse...

Muito bom esse artigo sobre LNB, gostaria de saber melhor sobre como é feito o batimento. Como o oscilador local converte a faixa de frequência de uma para outra?

Anônimo disse...

Cara muinto bom suas explicacoes

Unknown disse...

sin esas exsplicacoes son muito interezante gostei

Unknown disse...

Fino, parabéns pelo blog. nos ajuda mto. o mundo precisa de + pessoas assim.

Anuncio